A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal. - Friedrich Froebel

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cronologia - Vida e obra

Friedrich Wilhelm August Fröbel / Froebel


1782 - Nasce em 21 de abril no sudeste da Alemanha. Fica órfão de mãe antes de completar um ano de idade.

1797 - Aos quinze anos trabalha como aprendiz de um guarda-florestal, quando inicia seu grande interesse pela natureza.

1799 - Matricula-se no curso de Filosofia na Universidade de Iena, mas estuda ciências praticas.

1802: Falece seu pai.

1804 - Vai para Frankfurt estudar arquitetura.

1805 - Primeiro contato com a obra de Pestalozzi através do diretor da Escola-Modelo, onde procurava uma vaga de preceptor.

1808 - Para conhecer pessoalmente a obra de Pestalozzi passa dois anos na Suíça.

1811 – Volta à Alemanha, estuda ciências naturais e formula sua filosofia da esferalei esférica, fundamento que influencia sua pedagogia escolar e teoria do jogo.

1813 - Alista-se como voluntário ante a invasão napoleônica.

1814 - volta a Berlim e assume o posto de inspetor no Museu Mineralógico.

1816 - Dedica-se à educação infantil, fundando sua primeira escola – Instituto Geral Alemão de Educação - e se transfere para Keilhau.

1820/23- Publica uma série de brochuras sobre a experiência em Kailhau.

1826- Publica o livro A educação do homem, arte da educação, da instrução e do ensino, colimada no Instituto de Educação de Kailhau, consentâneo ao povo Alemão; Começa a publicação do jornal- revista semanal A Família Educadora, para divulgar seu sistema educacional.

1827- Tenta fundar a instituição educativa de Helba - onde previa um conjunto de instituições educativas: uma de cuidado para órfãos de três a sete anos (precursor do jardim de infância); o Instituto de Educação Popular e outros estabelecimentos - mas fracassa.

1831 - Refugia-se na Suíça, pois a situação política Alemã considera sua obra rebelde.

1833 - Redige o ensaio “Princípios da educação do homem”, onde apresenta sua posição pedagógica.

1834/35 - É encarregado de formar quatro professores-aspirantes e de dirigir o curso de aperfeiçoamento para professores primários. Posteriormente passa a dirigir o Orfanato de Burgdorf e é encarregado de instalar uma escola primária.

1836 – Retorna à Alemanha e cria seu material de ocupações e concentração, os dons”.

1837 -  Funda o primeiro jardim de infância, que serve também como escola para a preparação de jardineiras, e uma fábrica de brinquedos (“Estabelecimento para o cultivo das disposições naturais da criança e do Jovem”). Cria e dirige a revista Folha Dominical,  especificando os objetivos dos brinquedos.

1838 - Projeta o Instituto de formação de guias da infância (inaugurado em junho de 1839 com o nome de Instituição para Jogos e Ocupações) e aparecem os primeiros "dons".

1840 – Renomeia seu estabelecimento de ensino como Kindergarten.

1844 – Publica a obra Canções para a mãe que acalenta o seu filho, para que as mães estimulassem sensorialmente as crianças já no primeiro mês de vida.

1849 – Inaugura o Instituto para a Unificação Total da Vida para a Formação do Homem e do seu Desenvolvimento Educativo, onde forma as jardineiras.

1850 – Cria um jardim de infância em Marienthal e funda a revista Semanário de Friedrich Froebel.

1851 – Como resultado do movimento clericalista e anti-socialista, a Prússia proíbe o funcionamento dos jardins de infância.

1852 – Morre em 21 de Julho em Marienthal. Sua segunda esposa continua a dirigir os jardins de infância e entre 1848 e 1852 são criados 31 jardins de infância na Alemanha.

1856 – São criados os primeiros jardins de infância nos EUA.

1857 – Primeiro jardim de infância na Bélgica.

1860 – Liberam-se os jardins de infância na Prússia e o pensamento de Froebel é difundido pela Europa e América.

1872- O império austro-húngaro considera o jardim de infância imprescindível para crianças com seis anos e o método Froebel torna-se obrigatório.

1874 – Criada a Sociedade Froebel para promoção dos jardins de infância.

1875 – É criado o primeiro jardim de infância no Brasil (no Rio de Janeiro) e este utiliza o material didático de Froebel.

1877 – Primeira instituição froebeliana em São Paulo (Escola Americana).

1892 – Cria-se o Instituto de Educação Froebel em Londres para formação de professores de acordo com seu método.



Fonte: FROEBEL, Friedrich W. A. A Educação do Homem - Universidade de Passo Fundo, UPF editora, 2001.

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Quem sou eu

Este blog foi desenvolvido pelas alunas Camila Oliveira, Caroline Campos, Flávia Couto, Gisele Fonseca, Laís Dantas, Lilian Dreger e Samara Monzem, como parte do desenvolvimento da disciplina Didática da Educação I do curso de Graduação de Pedagogia - Universidade de São Paulo - 1º Sem. / 2015. Este blog é parte integrante da publicação Didática FEUSP, trabalho colaborativo dos alunos da Faculdade de Educação da USP em atividade na aula de Didática I da profa. Rita de Cassia Gallego e do monitor Ebenezer Takuno de Menezes, durante o primeiro semestre de 2015. Para ter acesso aos demais pensadores, acesse: www.didaticafeusp.wordpress.com/