A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal. - Friedrich Froebel

domingo, 12 de abril de 2015

Influências de Johann Heinrich Pestalozzi

Muitos dos fundamentos de Froebel são resultados da influência de Pestalozzi, portanto, apresentaremos abaixo, alguns dos pensamentos do educador suíço que influenciaram os métodos de Froebel:
  • Para Pestalozzi, o aprendizado é conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática, sensorial e emocional. É a ideia do “aprender fazendo”, que deveria partir do conhecimento do conhecido para o desconhecido, dando mais ênfase na ação e na percepção dos objetos do que nas palavras. O que importava para ele era o desenvolvimento dos valores e habilidades, não tanto o conteúdo.
  • Tinha também a consciência da importância da família na educação, pois segundo ele "o amor deflagra o processo de auto-educação”, e chega até a afirmar que a religiosidade humana nasce da relação afetiva entre a mãe e a criança, por meio da sensação de providência. Portanto, a escola não deveria ser apenas uma extensão do lar, como também inspirar-se no ambiente familiar para oferecer às crianças uma atmosfera de segurança.
  • Para Pestalozzi, a educação tinha o caráter integral, que não se limitasse apenas na absorção de informações. Essa educação deveria englobar as três dimensões humanas: a cabeça, as mãos e o coração, pois, assim, a formação também teria um caráter triplo: o intelectual, físico e moral.
  • A criança, segundo Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora, portanto os professores deveriam respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa, dando atenção a suas necessidades e aptidões segundo sua idade.

Apesar das influências, seus objetivos educacionais remetem a caminhos diferentes. Ambos lutavam pelo desenvolvimento pleno do homem, porém para Pestalozzi era o trabalho em prol dos pobres e órfãos, e para Froebel, em prol da espiritualidade.


Fonte: FERRARI, Márcio, Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pestalozzi-307416.shtml> Acesso em: 11/04/2015

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Quem sou eu

Este blog foi desenvolvido pelas alunas Camila Oliveira, Caroline Campos, Flávia Couto, Gisele Fonseca, Laís Dantas, Lilian Dreger e Samara Monzem, como parte do desenvolvimento da disciplina Didática da Educação I do curso de Graduação de Pedagogia - Universidade de São Paulo - 1º Sem. / 2015. Este blog é parte integrante da publicação Didática FEUSP, trabalho colaborativo dos alunos da Faculdade de Educação da USP em atividade na aula de Didática I da profa. Rita de Cassia Gallego e do monitor Ebenezer Takuno de Menezes, durante o primeiro semestre de 2015. Para ter acesso aos demais pensadores, acesse: www.didaticafeusp.wordpress.com/