Cronologia - Vida e obra
Friedrich Wilhelm August Fröbel / Froebel
1782 -
Nasce em 21 de abril no sudeste da Alemanha. Fica órfão de mãe antes de completar um ano
de idade.
1799 - Matricula-se no curso de Filosofia na Universidade de Iena, mas estuda ciências praticas.
1802: Falece seu pai.
1804 - Vai para Frankfurt estudar arquitetura.
1805 - Primeiro contato com a obra de Pestalozzi através do diretor da Escola-Modelo, onde procurava uma vaga de preceptor.
1808 - Para conhecer pessoalmente a obra de Pestalozzi passa dois anos na Suíça.
1811 – Volta à Alemanha, estuda ciências naturais e formula sua filosofia da esfera – lei esférica, fundamento que influencia sua pedagogia escolar e teoria do jogo.
1813 - Alista-se como voluntário ante a invasão napoleônica.
1814 - volta a Berlim e assume o posto de inspetor no Museu Mineralógico.
1816 - Dedica-se à educação infantil, fundando sua primeira escola – Instituto Geral Alemão de Educação - e se transfere para Keilhau.
1820/23- Publica uma série de brochuras sobre a experiência em Kailhau.
1826- Publica o livro A educação do homem, arte da educação, da instrução e do ensino, colimada no Instituto de Educação de Kailhau, consentâneo ao povo Alemão; Começa a publicação do jornal- revista semanal A Família Educadora, para divulgar seu sistema educacional.
1827- Tenta fundar a instituição educativa de Helba - onde previa um conjunto de instituições educativas: uma de cuidado para órfãos de três a sete anos (precursor do jardim de infância); o Instituto de Educação Popular e outros estabelecimentos - mas fracassa.
1831 - Refugia-se na Suíça, pois a situação política Alemã considera sua obra rebelde.
1833 - Redige o ensaio “Princípios da educação do homem”, onde apresenta sua posição pedagógica.
1834/35 - É encarregado de formar quatro professores-aspirantes e de dirigir o curso de aperfeiçoamento para professores primários. Posteriormente passa a dirigir o Orfanato de Burgdorf e é encarregado de instalar uma escola primária.
1836 – Retorna à Alemanha e cria seu material de ocupações e concentração, “os dons”.
1837 - Funda o primeiro jardim de infância, que serve também como escola para a preparação de jardineiras, e uma fábrica de brinquedos (“Estabelecimento para o cultivo das disposições naturais da criança e do Jovem”). Cria e dirige a revista Folha Dominical, especificando os objetivos dos brinquedos.
1838 - Projeta o Instituto de formação de guias da infância (inaugurado em junho de 1839 com o nome de Instituição para Jogos e Ocupações) e aparecem os primeiros "dons".
1840 – Renomeia seu estabelecimento de ensino como Kindergarten.
1844 – Publica a obra Canções para a mãe que acalenta o seu filho, para que as mães estimulassem sensorialmente as crianças já no primeiro mês de vida.
1849 – Inaugura o Instituto para a Unificação Total da Vida para a Formação do Homem e do seu Desenvolvimento Educativo, onde forma as jardineiras.
1850 – Cria um jardim de infância em Marienthal e funda a revista Semanário de Friedrich Froebel.
1851 – Como resultado do movimento clericalista e anti-socialista, a Prússia proíbe o funcionamento dos jardins de infância.
1852 – Morre em 21 de Julho em Marienthal. Sua segunda esposa continua a dirigir os jardins de infância e entre 1848 e 1852 são criados 31 jardins de infância na Alemanha.
1856 – São criados os primeiros jardins de infância nos EUA.
1857 – Primeiro jardim de infância na Bélgica.
1860 – Liberam-se os jardins de infância na Prússia e o pensamento de Froebel é difundido pela Europa e América.
1872- O império austro-húngaro considera o jardim de infância imprescindível para crianças com seis anos e o método Froebel torna-se obrigatório.
1874 – Criada a Sociedade Froebel para promoção dos jardins de infância.
1875 – É criado o primeiro jardim de infância no Brasil (no Rio de Janeiro) e este utiliza o material didático de Froebel.
1877 – Primeira instituição froebeliana em São Paulo (Escola Americana).
1892 – Cria-se o Instituto de Educação Froebel em Londres para formação de professores de acordo com seu método.
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