Muitos dos fundamentos de Froebel são resultados da influência de Pestalozzi, portanto, apresentaremos abaixo, alguns dos pensamentos do educador suíço que influenciaram os métodos de Froebel:
- Para Pestalozzi, o aprendizado é conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática, sensorial e emocional. É a ideia do “aprender fazendo”, que deveria partir do conhecimento do conhecido para o desconhecido, dando mais ênfase na ação e na percepção dos objetos do que nas palavras. O que importava para ele era o desenvolvimento dos valores e habilidades, não tanto o conteúdo.
- Tinha também a consciência da importância da família na educação, pois segundo ele "o amor deflagra o processo de auto-educação”, e chega até a afirmar que a religiosidade humana nasce da relação afetiva entre a mãe e a criança, por meio da sensação de providência. Portanto, a escola não deveria ser apenas uma extensão do lar, como também inspirar-se no ambiente familiar para oferecer às crianças uma atmosfera de segurança.
- Para Pestalozzi, a educação tinha o caráter integral, que não se limitasse apenas na absorção de informações. Essa educação deveria englobar as três dimensões humanas: a cabeça, as mãos e o coração, pois, assim, a formação também teria um caráter triplo: o intelectual, físico e moral.
- A criança, segundo Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora, portanto os professores deveriam respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa, dando atenção a suas necessidades e aptidões segundo sua idade.
Apesar das influências, seus objetivos
educacionais remetem a caminhos diferentes. Ambos lutavam pelo desenvolvimento
pleno do homem, porém para Pestalozzi era o trabalho em prol dos pobres e órfãos,
e para Froebel, em prol da espiritualidade.
Fonte: FERRARI, Márcio, Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pestalozzi-307416.shtml> Acesso em: 11/04/2015
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