Você já ouviu falar dos "Dons" de Froebel?
Ao ouvir essa pergunta, muitos responderiam "Ele tem o dom da educação, da psicologia, da religiosidade..." Mas estes dons dos quais vamos falar agora, não tem o sentido comum da palavra.
Os dons, são um dos métodos de aprendizado idealizados por Friedrich Froebel, usados para a Educação Infantil.
"Mas por que ele chamou esse método de Dons?"
Froebel usou o nome "Dons" ou "Presentes" para estas atividades, por acreditar que elas incentivavam as aptidões próprias infantis, que a presenteavam com novos conhecimentos.
Essas atividades estimulavam a criatividade, a curiosidade e a percepção.
Os dons eram vistos pelas crianças como brinquedos, mas Froebel via além, ele observava as crianças brincando para saber suas dificuldades, seu tempo, e o que mais gostavam. Isso era crucial para conhecer o interno de cada um.
Estes brinquedos tinham finalidades diversas de acordo com a idade, alguns estimulavam contagem e operações matemáticas no geral, alguns estimulavam memória, construções, equilíbrio, e outros tantos conhecimentos cognitivos.
Esse método é usado até hoje em muitos Jardins de Infância e consultórios psicológicos.
"Como sempre indicamos, o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de grande significado." Froebel (1912)
Nenhum comentário:
Postar um comentário